terça-feira, 4 de setembro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa


           Título: Mudaram os valores? O que gera tanta violência envolvendo adolescentes?

Sente-se que há uma mudança radical em nossa sociedade atual. Crianças, adolescentes e jovens vivem perdidas. Mudaram os valores? O que acontece? Quem são os culpados de tanta marginalidade envolvendo jovens em torno de quinze anos?
Penso que, os valores continuam os mesmos, apenas não são repassados. Muito tem a ver com pais que trabalham e deixam os filhos a Deus dará. Também separações, pais envolvidos em crimes, falta de planejamento na concepção dos filhos e leis mal interpretadas, acreditando que, por não poder bater, os pais não põe limites, falta de amor.
Para que os valores morais de uma sociedade sejam retomados, é preciso que se inicie com uma retomada da família, de suas responsabilidades, desde planejar a família e saber as responsabilidades que são da família e de passar valores de bem viver em uma sociedade. Se fosse olhar isso com responsabilidade não aconteceria gravidez impensada e os filhos seriam mais obedientes, estudando e compreendendo que uma postura decente auxiliará na melhora de seu futuro. Saberão fazer escolhas responsáveis, evitando marginalidade.
Assim sendo, não haveria tantas separações, onde quem mais sofre são os filhos, porque eles não aceitam. Isso gera uma baixa autoestima nos filhos, revoltas e angustias, tornando eles revoltados e desinteressados em fazer as coisas corretas, como estudar e respeitar os outros.
Outra coisa é que os pais se esqueceram de amar, de demonstrar amor, os filhos crescem sendo rejeitados, muitas vezes são um estorvo na vida dos pais. Faltam tão pouco, os valores básicos, como dizer um bom dia, pedir desculpas, com licença, por favor e obrigado. São indivíduos que não receberam e não sabem usar. Não tem para dar, com isto, vão buscar chamar atenção, Dizer: “eu estou aqui”, com violências, buscando em drogas preencher esta angústia, esta falta de amor.
Por isso, acredito que é preciso fazer ou haver uma conscientização, primeiramente dos pais e depois da sociedade, para que se posa diminuir a violência que gera medo e muita desgraça entre as pessoas.
Autor: Artur Maurício Nilson – 3º EMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário