terça-feira, 4 de setembro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa


Título: Menina Levada

Sinto saudades do meu tempo de menina levada, de quando eu morava nesta cidade sem pavimentação e meus pés doíam de andar naquele chão vendendo pastéis.
Quando chegava em casa, minha mãe estava botando a roupa para quarar e meu pai e meus irmãos estavam na lavoura colhendo café e algodão.
Depois de sair da lavoura íamos brincar de pega-pega e esconde-esconde. A seguir a gente se separava: os meninos iam brincar de bets e as meninas de casinha e de boneca de sabugo de milho.
Lembro-me certa vez quando de repente, pisei num espinho de flor primavera e tive de fazer uma cirurgia para tirá-lo. Tenho a cicatriz até hoje.
Aos meus doze anos fui trabalhar como babá. Quando chegava em casa reunia os amigos para irmos num sitio tomar banho de cachoeira. Que rio maravilhoso! Aquela água gelada descendo pelo meu corpo! Quando saíamos da cachoeira, deitávamos na beira do rio e começávamos a contar piadas. Lembro-me como se fosse hoje!
As vezes íamos para o baile dançar ao som do Wando. Recordo-me de um trecho da música: “Você é luz, é raio, estrela e luar...”. Quantas moças suspiravam ao dançar essa música coladinho com outros rapazes!
Na época da quadrilha nós dançávamos caracterizados como caipiras, cada um mais engraçado que o outro!
Ainda sinto saudades e se pudesse inventaria uma máquina do tempo, mas como não posso, fico aqui suspirando pelo meu tempo de menina levada.

Autora: Julia da Silva Marto – 7º Ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário